Você está em: Home / Estudos / O trabalho e o amor.

O trabalho e o amor.

                                                                 

                                                                 O trabalho e o amor.

Existem várias maneiras de demonstrarmos falta de amor atualmente, e isto ocorre em todos os âmbitos de nossas vidas, no trabalho, escola, família, igreja, cônjuge, filhos, amigos e principalmente em relação a Deus.

Hoje, esta falta de amor faz com que as pessoas, mesmo que não a vejamos, chore por nossas atitudes; seja pelo que fazemos ou deixemos de fazer por elas. Infelizmente a correria do dia a dia faz com que pensemos apenas em nós, no nosso próprio bem estar e deixamos de lado até mesmo nossa família para corrermos atrás do que é perecível, daquilo que não é duradouro e que geralmente é nossa ruína, ou o princípio dela. A bíblia nos fala que os pés dos ímpios se apreçam para o mal, e quem discordaria dela? Impiedade significa falta de amor, uma pessoa ímpia é uma pessoa sem piedade, quem não tem piedade das outras pessoas, quem não tem amor.

O trabalho é nobre para o ser humano, ele tem que trabalhar, tem contas e compromissos para com outras pessoas, tem responsabilidades, mas como diz o salmista: De que adianta, acordar cedo e dormir tarde, comer o pão duramente ganhastes, pois aos seus amados o Senhor dá enquanto dormem. Bom, partindo desta passagem bíblica, podemos tirar algumas conclusões:  A ganância esfria o amor, a falta de tempo esfria o amor, a correria do dia a dia esfria o amor, a pressão e opressão esfriam o amor. É verdade, a opressão faz até o sábio enlouquecer, então o que nos leva a esta correria frenética e consequentemente a este esfriamento do amor? Amor ao próximo, aos filhos, aos pais, aos amigos, à família, aos irmãos, à igreja e o pior, a Jesus? Não adianta esta correria porque a prosperidade não depende apenas de nosso trabalho, ela é proveniente de Deus.

A única coisa que o mundo nos oferece é isto, frigidez. Não temos mais tempo para nada, pois o mundo se incumbiu de nos ´´conectar`` sem precisarmos estarmos juntos, então este amor passou a ser um amor virtual, que nos faz perder o calor de estarmos juntos. A televisão, a internet, o celular é o nosso maior elo de ligação com nossos próximos. Não sou contra isto, pois temos parentes e amigos distantes, o trabalho nos obriga a isto, a velocidade das informações nos leva a isto.

Para que tenhamos uma vida de mais qualidade, é necessário que corrijamos algumas coisas, para que venhamos a ser mais felizes. Então deixarei uma escadinha de prioridades para nossa reflexão:

A primeira prioridade em nossa vida tem que ser Jesus: Vem a Mim vós todos que estais cansados e oprimidos que Eu vos aliviarei. Sem Ele é impossível ser feliz! Ele tem que ser o centro de nossas vidas, temos que colocar nosso trabalho, estudo, família, tudo nas mãos d`Ele. Temos que nos humilhar diante d`Ele pois no tempo d`Ele Ele nos exaltará. Temos que depositar sobre Ele toda a nossa ansiedade por é Ele que tem cuidado de nós. É Ele que guarda o nosso levantar e nosso deitar, Ele que cuida e guarda dos Seus amados, e Ele é quem nos fala para primeiramente buscarmos a Ele, que as demais coisas nos seriam acrescentadas.

A segunda prioridade é a nossa família: Estando bem com Jesus, certamente estaremos bem em todos os níveis de nossa vida, incluindo família, contudo, a bíblia nos ensina como agir em alguns casos, pois as vezes queremos, mas não sabemos como agir. A nossa família é o melhor presente que Deus nos dá em vida, na terra. Por isso temos que ser responsáveis e diligentes com o tratamento daqueles que amamos. Por exemplo: Temos que amar nossas esposas como Cristo amou a igreja. A mulher deve ser submissa a seu marido e ser uma ajudadora, pois a mulher sábia edifica o lar, mas a tola a derruba com suas próprias mãos. Temos que ensinar nossos filhos o caminho que eles devem andar para que eles não nos envergonhem no futuro. Não podemos incitar a ira de nossos filhos. Aos filhos, honrem seus pais para que prolonguem os seus dias na terra.

A terceira prioridade é o trabalho: Não é bom que sejamos pesados a ninguém, pois do trabalho de nossas mãos comeremos. O trabalho dignifica e nos ajuda a trazer o sustento para o nosso lar, nos ajuda a sermos caridosos com os necessitados, nos ajuda a contribuir na casa de Deus e nos capacita a termos uma vida com mais qualidade. O que não podemos de maneira nenhuma é nos tornarmos escravos do trabalho de maneira que venhamos a prejudicar a primeira e segunda prioridade. Seja seguro, seja diligente nos gastos e administre bem seu dinheiro para que prospere, pois a prosperidade não está vinculada apenas ao dinheiro, mas também ao bem estar, a saúde e felicidade da família.

A quarta prioridade é a igreja: O salmista diz que é muito agradável estar na casa de Deus e que um dia em sua casa vale mais que mil em qualquer outro lugar. Estar na igreja é se abastecer da palavra de Deus para as lutas do dia a dia. Temos que estar em comunhão com nossos irmãos na fé, o salmista também fala que é muito bom e agradável que os irmãos vivam em união. Então, ir à igreja (e ser atuante) nos capacita mais a enfrentamos as adversidades diárias, pois ir à igreja por ir, sem ter algo para oferecer ou sem querer abrir o coração para receber algo não adianta.

Que seu dia seja mais especial depois deste breve estudo. Que Deus te abençoe e te guarde!

                                                             

                                                                  Crystiano Guimarães Ramos

                                                Entre em contato com o autor: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

 

 

Receber Novidades

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades.

Institucional

A Excelência é uma empresa inovadora que atua no segmento de HPC. Nosso foco é atender as necessidades dos grupos farma, alimentar e perfumaria e oferecendo produtos qualificados para o mercado e contribuido com informações atulizadas sobre as novas tendências.

Localizar

  • Av. Terezina,680 Bairro Brasil, Vitória da Conquista - BA
  • (77) 3426-4139
  • (33) 3225-6492